New York I Love You

As ruas são longas e duram o que as nossas dioptrias permitem. Por vezes o rio Hudson espreita pelas esquinas. Os reflexos inesperados da água e a luz muito branca e fria lembram-me Lisboa. Nova York é muito mais do que uma cidade. Nova York é feita de pequenas (grandes) aldeias, que acolhem amostras de humanidade. Manhattan é uma espécie de gigantesca ant farm com gentes em carreiros que são vidas entre arranha-céus sobre humanos, adoráveis casas de tijolo, parques em que árvores nuas desenham o céu e matilhas de táxis amarelos.

Manhattan são os filmes e os deja vus que nunca vimos sem ser no grande ecrã (ou numa televisão). E Nova York para mim também (já) são memórias e reencontros. Nova York tem o sabor de todos os clichés e consegue surpreender-nos a cada esquina. E tem as lojas. Tantas lojas quanto os nossos desejos. Se o dinheiro manda, em Nova York podemos ser felizes.

E Nova York é a rua que descobrimos, o restaurante escondido, a música na rua e a vontade de ficar. Porque há ruas que são nossas, ou nos conquistam, ao primeiro olhar. Ruas com bicicletas em todas as portas, um café acolhedor e quente, uma pequena loja que-já-foi-de-tudo-e-que-amanhã-já-será-diferente. Ruas com árvores, sombras e prédios de tijolo e ferro. Junto a jardins onde todos parecem passear com um cão ou uma criança.

E nesta cidade, que tem bairros em que os homens lembram aos homens o quão pequenos os homens são, encontro “aldeias” à minha escala, à minha medida e que gostaria de encher com os que amo.

Mas NY é longe. Longe de todos. É uma ilha de encantos, de cantos de sereia que de mansinho nos tentam fazer esquecer. Mas tenho o bilhete a salvo. E saudades. E a certeza de que nunca volto igual.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s